sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alimentos que controlam a ansiedade


A ansiedade é um sintoma de mal estar típico da atualidade.
As pessoas mal têm tempo para si próprias, e vivem preocupadas e angustiadas, seja pelo trabalho, filhos, contas, famílias e demais problemas e responsabilidades.
Isso acaba prejudicando a saúde mental e a do organismo. 

Para isso, existem alimentos que podem ser ingeridos ao longo do dia que podem amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade.
Alimentos ricos em triptofano, que é uma substância responsável pela sensação de bem-estar, são uma ótima opção para o café da manhã.
Nele estão incluídos o leite e seus derivados, como queijo branco e iogurte desnatado, também o abacate, entre outros.
Também dê exclusividade aos carboidratos, como pães, cereais integrais, arroz integral, massas integrais; sementes como nozes, castanhas, lentilhas também são indicadas.
Além de calmantes naturais como o maracujá, a camomila e erva-doce podem ser incluídos os peixes, que contém o ômega 3, também responsável por ajudar o sistema nervoso central.
Outras sugestões: o talo da alface ameniza a irritação, porque contém uma substância que chama lactucina e também funciona como um calmante.
Alimentos ricos em fibras, encontrados em castanhas e também na aveia, combatem a ansiedade e a depressão.
Mas é preciso ficar longe dos vilões, que têm o potencial inverso - aumentam a ansiedade e o nervosismo, porém num primeiro momento "enganam".
É o caso do chocolate, por exemplo, que instantaneamente promove uma sensação de relaxamento e alívio, mas depois a sensação de ansiedade vem muito mais intensa.
Outros vilões que agem da mesma forma são o café, açúcar, o álcool, o refrigerante, cigarro, que são elementos estimulante e podem aumentar a sensação de estresse, por isso o ideal é evitá-los e substituí-los pelos alimentos e bebidas indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário