quinta-feira, 28 de abril de 2011

Está chegando a hora de tomar a vacina contra gripe! - complicações relacionadas à influenza

Está chegando a hora de tomar a vacina contra gripe! - complicações relacionadas à influenza
 
A partir dos 6 meses todas as pessoas devem receber a vacina contra influenza, que é uma medida profilática segura e eficaz em todos os grupos etários.

Mesmo indivíduos saudáveis, sem fatores de risco podem desenvolver complicações relacionadas à influenza, especialmente adultos com idade entre 19-49 anos, grupo este que foi um dos grandes afetados pela pandemia de 2009-2010. Além dele, grávidas, crianças e idosos são mais susceptíveis às complicações causadas pelo vírus influenza e, portanto, merecem mais proteção. Grupos de pessoas que convivem em ambientes fechados (trabalhadores, creches, escolas, etc.) devem também receber a vacina por estarem mais vulneráveis a situações epidêmicas.

Certamente todos os portadores de alguma doença que facilite complicações em caso de gripe também devem ser vacinados. São eles: portadores de doenças respiratórias, como asma, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica, tabagismo, etc.; pessoas com cardiopatias (doenças do coração, incluindo quem já se submeteu a cateterismo, revascularização do miocárdio, angina, etc.); diabéticos e qualquer outra doença crônica debilitante, como câncer, AIDS, etc.

Todos os anos há pesquisas que indicam quais os tipos de vírus mais susceptíveis a causar a doença. Com base nesses resultados são produzidas as vacinas. Neste ano, a composição da vacina terá também o vírus H1N1 de 2009 e mais dois outros, o H3N2 e o tipo B. Cerca de 2 semanas após a vacinação, os anticorpos que fornecem proteção se desenvolvem no organismo. Por isso, é importante fazer-se a vacina antes que se inicie a temporada de maior incidência da doença (outono-inverno), para que quando existir de fato a necessidade de proteção esta já esteja completa.

Mesmo as pessoas que foram vacinadas contra H1N1 ou contra gripe sazonal em 2010 precisam receber novamente a vacina este ano. Ela oferece proteção contra outras cepas de influenza que não estavam presentes na última temporada e, além disso, funciona como reforço para aqueles já imunizados, uma vez que a imunidade vai progressivamente diminuindo de um ano para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário