domingo, 5 de junho de 2011

Alimento à base de soja combate os sintomas da menopausa

Alimento à base de soja combate os sintomas da menopausa

Por Karla Precioso
Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp com resultado publicado na revista européia Maturitas, da Sociedade Européia de Menopausa e Andropausa, comprova ação de alimento à base de soja sobre os sintomas da menopausa.  O trabalho, coordenado pelo médico Lúcio Carmignani, com orientação da ginecologista Adriana Orcesi Pedro, comparou os efeitos da ingestão diária de um alimento à base de soja - Previna®- com o uso da terapia hormonal de baixa dosagem e placebo sobre os sintomas psicológicos, somáticos e urogenitais em mulheres na pós-menopausa.
O estudo avaliou 60 mulheres saudáveis com idade entre 40 e 60 anos divididas em três grupos e analisadas por 16 semanas. Um grupo recebeu o alimento à base de soja, o segundo recebeu terapia hormonal de baixa dosagem e o terceiro somente placebo.
Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada entre os grupos com relação às características clínicas e sociodemográficas. Os sintomas psicológicos, somáticos e urogenitais analisados melhoraram durante o tratamento em todos os grupos, exceto os sintomas de secura vaginal do grupo placebo que não apresentaram mudanças significativas.
A comparação entre os grupos revelou uma melhora significativa nos sintomas somáticos (ondas de calor e dor muscular) nas usuárias de terapia hormonal (-45,6%) e com suplementação à base de soja (-49,8%). Os sintomas urogenitais (secura vaginal) melhoraram significativamente nas usuárias de terapia hormonal (-38,%) e no grupo usando a suplementação à base de soja (-31,2%). Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em relação aos sintomas psicológicos.
O artigo da publicação internacional concluiu que a suplementação à base de soja pode ser considerada uma terapia alternativa efetiva para os sintomas somáticos e urogenitais da menopausa.
O Previna ® foi desenvolvido por uma equipe de especialistas em nutrição do Centro de Pesquisa Sanavita, com a assessoria científica da doutora Jocelem Salgado, pesquisadora e professora titular em nutrição da ESALQ/USP. Trata-se de um composto concentrado à base de isolado protéico de soja, rico em isoflavonas e proteínas, enriquecido com cálcio e que concentra em apenas uma porção quantidades adequadas de nutrientes importantes para a saúde da mulher que se encontra na menopausa.
Mais informações: www.estudosojamenopausa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário